Ao abrir um negócio, um empreendedor iniciante fica empolgado e com vontade de fazer seu negócio decolar. No entanto, essa disposição não garante o sucesso de uma empresa. "Novas empresas estão sempre sujeitas a falhas", diz o consultor regional do Sebrae de Votuporanga, Kleber Ricardo Guerche.
Para Guerche, o grande vilão dos empreendedores de primeira viagem é a falta de planejamento. “Muitos empreendedores até têm o dinheiro para investir em um novo negócio, mas não se atentam ao planejamento. Existem muitas etapas burocráticas para consolidar uma empresa e elas devem ser seguidas à risca para que o empreendedor não caia no próprio buraco.”
Por mais prováveis que sejam os erros, vale a pena conhecer os deslizes que, segundo Guerche, são os mais comuns entre empreendedores. Saiba quais são eles e faça o possível para não cometê-los.
1. Falta de planejamento
Como já foi dito, é comum que empreendedores deixem o ânimo dominar o foco do negócio e esqueçam de fazer o planejamento.
“Isso é muito frequente quando o empreendedor entra no mercado por estar desempregado. Ele acaba investindo intuitivamente e não dá atenção ao capital de giro, por exemplo. São questões de falta estruturação que podem acabar com o negócio”, diz Guerche.
2. Enrolar-se com prazos
Quando uma pessoa abre um novo negócio, ele precisa garantir que a parte operacional esteja sob controle.
"É comum que empreendedores não consigam lidar com prazos. Quando se trabalha com datas de entrega e de encomendas, é preciso ser muito organizado para não deixar o caos do dia a dia atrapalhar a produção e os pagamentos”, afirma o consultor.
3. Não ter comprometimento
Esse erro é frequente nos casos de quem investe em um negócio sem necessariamente ter tempo disponível para cuidar dele.
“Às vezes, o empreendedor se esquece de que a dedicação e o comprometimento são fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio. Prometer e não cumprir é uma das piores coisas que o proprietário pode fazer com uma empresa nova no mercado e que ainda depende muito da imagem construída”, afirma Guerche.
4. Subestimar o mercado
Quem acha que sabe de tudo ainda tem muito a aprender. Em certos casos, os empreendedores aprendem na prática que as coisas não são como se espera.
“Muitos empreendedores acreditam que conseguem lidar com certa demanda e no fim não conseguem. Existem exemplos de delivery que não avaliaram bem as condições de entrega e saem prejudicados por não atenderem a todos os clientes ou demorar muito para realizar o serviço”, diz o consultor.
5. Vender a qualquer custo
Esse é um dos erros mais frequentes entre os empreendedores novos e também entre os mais experientes.
“Buscar vender a qualquer custo é fatal. Muitos proprietários se desesperam em tempos de crise e optam por quantidade e não por qualidade. Eles querem atender mais do que podem e deixam o cliente insatisfeito. Fazer falsas promessas ou criar promoções que não podem ser sustentadas são cruciais”, afirma Guerche.