Como o SH pode identificar o status verde do equipamento?

O quinto simpósio da Série de Simpósios da OMA sobre "Visualizando um SH mais verde para apoiar o comércio ambientalmente sustentável", apoiado pela União Europeia, foi realizado em 23 de janeiro de 2023.

 

Esses simpósios analisaram o papel que o Sistema Harmonizado (SH) pode desempenhar no apoio à política ambiental: com o objetivo de fornecer novas perspectivas para auxiliar os membros do HSC em suas considerações sobre quais mudanças são necessárias para tornar o SH cada vez mais verde em suas próximas edições.

 

O tema deste evento foi "As credenciais ambientais da tecnologia - podemos identificar o estatuto verde dos equipamentos?", este reconheceu as dificuldades em identificar que bens eram "tecnologia verde" que deveriam ser destacados dentro do SH e questionou como podemos melhorar nisso.

 

O simpósio contou com a presença de um amplo leque de utilizadores do SH, incluindo representantes de instituições internacionais e regionais, setor privado, associações da sociedade civil e administrações aduaneiras, que discutiram as necessidades e o papel do SH nesta área.

 

Em seu discurso de abertura, o Sr. Konstantinos Kaiopoulos, Diretor da Diretoria de Tarifas e Assuntos Comerciais da OMA, observou que o mundo está enfrentando grandes transformações e a produção está organizada em cadeias de valor globais tentando produzir bens mais sustentáveis para apoiar uma transição para a economia circular. Diante disso, o Secretariado da OMA acredita que o SH deve se adequar às questões ambientais e participar ativamente desse despertar ecológico. Os benefícios da inclusão de máquinas e equipamentos específicos ambientalmente preferíveis no SH podem, portanto, variar desde a redução das taxas de impostos, passando por uma melhor informação sobre esses produtos e ajudando os países e a indústria a estabelecer medidas políticas em nível nacional para facilitar o comércio de máquinas 'amigas do meio ambiente' e equipamento. Ele indicou que os desafios nesta área incluem que o setor de tecnologia é uma área em rápida mudança, o que significa que a tecnologia ambientalmente preferível de hoje pode rapidamente se tornar obsoleta e substituída por tecnologia mais nova e melhor, e que não há um entendimento acordado sobre o status verde de maquinário e equipamento.

 

Atuando como moderadora durante o painel de discussão, a Sra. Gael Grooby, vice-diretora da Diretoria de Tarifas e Assuntos Comerciais da OMA, observou em seus comentários introdutórios que a identificação de máquinas, aparelhos e equipamentos ecológicos é fundamental para a consideração do SH nessa área por vários motivos, mas dois se destacaram. Uma delas foi a priorização. Não é possível identificar separadamente todas as mercadorias no SH, portanto, para incluir qualquer coisa, era necessário saber o que era mais importante incluir. Outra foi que o processo de entender por que algo é importante em termos do efeito de seu uso no meio ambiente ajuda a aumentar a chance de desenvolver uma descrição de SH que capture os tipos certos de bens e seja viável na fronteira.

 

A primeira apresentação foi feita pelo Sr. Richard Ferenc Szucs, Diretor de Políticas, DG TAXUD Unit B5, Comissão Européia, que falou sobre "Preservação do meio ambiente - Identificando áreas a serem desenvolvidas nos capítulos mecânicos de HS". Demonstrou os princípios de um "SH mais verde" no contexto da abordagem da UE e a compreensão de que tipo de bens, nos capítulos mecânicos do SH, cumprem propósitos de proteção ambiental, por exemplo, preservação de água, economia de energia, isolamento térmico, geração de energia hidrelétrica e similares. Concluiu ilustrando algumas áreas possíveis de melhoria do SH distinguindo o que era um equipamento ambientalmente melhor, como por exemplo em relação às áreas das caldeiras de biomassa, geradores de vapor de recuperação de calor, bombas, motores e geradores elétricos etc.

 

A segunda apresentação, sobre "Tecnologia Verde e o Sistema Harmonizado", foi feita pelo Sr. Carlos Kuriyama, Diretor, Secretaria da Unidade de Apoio a Políticas da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Ele observou que o monitoramento do comércio de tecnologias verdes é crucial para atender a certos objetivos de política, como proteção ambiental e neutralidade de carbono. No entanto, ele discutiu o quanto o valor verde envolve o conceito de "externalidades", como consumo excessivo de água ou emissão de gás carbônico na produção. Mas essas externalidades não são atualmente consideradas no SH, uma vez que a classificação da mercadoria é normalmente baseada em características ou funcionalidade. Com base na experiência da APEC, ele apresentou três opções possíveis para melhor distinguir os produtos verdes no SH, que incluem a publicação de uma lista de referência usando ex-outs, categorizando bens com base em externalidades de produção e classificando bens com base no uso final ambiental.

 

A terceira apresentação, feita pela Sra. Alev Somer, Diretora Adjunta de Comércio e Meio Ambiente, Bureau of International Recycling (BIR), tratou de "Tecnologias verdes: facilitadores da economia sustentável e circular". Ela falou sobre a proposta do BIR de considerar materiais reciclados e máquinas e equipamentos usados na indústria de reciclagem como bens ambientais. Ela observou que os materiais reciclados contribuem para a eficiência de recursos, minimizando a pressão sobre os recursos naturais, permitindo a economia de emissões de carbono e promovendo uma economia mais sustentável e circular. No entanto, os equipamentos para reciclagem geralmente não eram diferenciados dentro do SH e isso dificultava a classificação e o rastreamento do comércio. Por exemplo, eles encontraram problemas com a classificação de "máquinas de venda automática" que pagam por depósitos de recicláveis. Depois de dar uma série de sugestões práticas sobre o que poderia ser coberto, ela destacou a importância particular para os países em desenvolvimento de aumentar sua capacidade de reciclagem por meio do acesso a equipamentos modernos. Ela concluiu que a inexistência de tarifas e barreiras não tarifárias sobre commodities recicladas e máquinas e equipamentos usados pela indústria de reciclagem melhorará o mercado de recursos secundários, promoverá a economia circular e beneficiará o meio ambiente, minimizando o desperdício e reduzindo a dependência de matérias-primas naturais.

 

Em sua apresentação, intitulada "Composição, processo e função: desafios para identificar as credenciais ambientais dos equipamentos dentro do SH", o quarto palestrante Sr. Adrian Whiteman, Estatístico de Energia da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), explicou o que a IRENA faz no domínio das energias renováveis, com especial atenção para as tecnologias de energia solar. Ele apresentou o estado atual da energia renovável e abordou os conceitos de bens ambientais em termos de renovabilidade, eficiência energética, baixo carbono/poluição e transição energética. Ele considerou que o maior desafio é possivelmente que os produtos no SH não podem ser classificados com base em como um produto é feito, observando que o SH classifica principalmente os produtos com base em características observáveis. Ele deu alguns exemplos práticos e úteis de onde possíveis novas provisões poderiam ser feitas, olhando em termos de composição de produtos, processos e funções. Como parte disso, ele também deu exemplos interessantes de como as provisões podem ficar desatualizadas e perder novos produtos, citando, como exemplo, o biodiesel HVO, que não atende à definição de classificação como biodiesel no SH. Por fim, deu uma lista do que considerou prioritários a identificar em termos de desempenho ambiental, sendo alguns dos biocombustíveis sólidos e líquidos, aparelhos solares, fogões de indução e baterias.

 

A quinta palestrante, Martina Kavanagh, gerente executiva do programa da IBM e co-presidente do grupo de trabalho da CCI sobre economia circular, fez a apresentação sobre "Um destaque nos desafios da indústria para uma tecnologia mais verde". Ela apresentou a importância de classificar as mercadorias de acordo com seu status (ou seja, novo, usado, disponível para reparo, remanufaturado, resíduo, etc., embora reconhecendo que a adição de novos códigos SH para os status de mercadorias pode ser muito complexa. Sra. Kavanagh apresentou alguns dos desafios no comércio de mercadorias recondicionadas ou remanufaturadas. Ela se perguntou se a solução poderia consistir em adicionar um novo capítulo para identificar o status das mercadorias ou alterar os capítulos atuais para capturar o status das mercadorias. Independentemente de como as alterações foram feitas, ela enfatizou a importância da educação de todas as partes do comércio sobre as mudanças para garantir que elas sejam usadas como pretendidas e alcancem seu objetivo. Para esse fim, ela também comentou sobre os problemas de fragmentação da regulamentação entre os países e entre as agências em relação à definição desses bens. Ela destacou os termos gerais da nova Lei da Economia Circular como um exemplo do tipo de pensamento integrado necessário e enfatizou que e importância do envolvimento de diferentes setores de produção, legislação e regulamentação para alcançar uma implementação completa e bem-sucedida do esquema de economia circular.

 

O painel expandiu ainda mais esses tópicos nas perguntas e respostas.

 

Depois de agradecer aos palestrantes e participantes, a Sra. Grooby incentivou a discussão contínua sobre esses assuntos e convidou os participantes a continuar refletindo profundamente sobre as abordagens que podem ser adotadas com vistas à criação de um SH mais verde.

 

Em seu discurso de encerramento, o Dr. Kunio Mikuriya, Secretário-Geral da OMA, observou que o SH é uma ferramenta óbvia para as Alfândegas apoiarem políticas destinadas a responder aos desafios ambientais relacionados ao comércio internacional. Ele observou que ainda há um longo caminho a percorrer para abordar as lacunas e oportunidades na classificação sob o SH e outras medidas comerciais para atingir os objetivos ambientais. Ele também destacou que, mesmo com essa mentalidade positiva, nem todas as necessidades de identificação de mercadorias na fronteira podem ser resolvidas pelo SH e que o SH precisa ser visto como parte do conjunto de ferramentas que a Alfândega possui e como outros métodos de identificação e declaração de mercadorias na fronteira poderiam ser usados para complementar o trabalho do SH. Concluiu relembrando o conteúdo da série de cinco simpósios e parabenizando a todos pela conclusão bem-sucedida da série de Simpósios com mais de 25 palestrantes ilustres e cerca de 700 participantes presencialmente ou online, provenientes de administrações aduaneiras, organizações governamentais internacionais ( OGIs), organizações não governamentais (ONGs), academia e setor privado.

 

Fonte: OMA -Organização Mundial das Alfândegas

13/02/2023 às 12:49