Primeira reunião ordinária do Gecex é conduzida pelo ministro Geraldo Alckmin

Aconteceu na tarde de quinta-feira (16/3), às 15h, a 202° Reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Presidida pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, foi a primeira Reunião Ordinária do Gecex de 2023, já considerando a nova composição de titulares e suplentes do colegiado.

O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa também compôs a mesa ao lado do ministro, durante toda a reunião, que foi também composta pela secretária-executiva da Camex, Marcela Carvalho.

A reunião teve duração de 1h30, com a apresentação de uma longa pauta e importantes deliberações relacionadas a alterações tarifárias e defesa comercial, que poderão ser conhecidas no link, ao final desta matéria.  

Os destaques da pauta foram a concessão de quase 800 Ex Tarifários de Bens de Capital e pouco mais de 1.000 Ex tarifários de Autopeças, relacionados a bens não produzidos no Brasil, com redução de imposto de importação a zero, com impacto de investimentos produtivos associados de quase R$ 2 bilhões. Além disso, aprovou-se a elevação tarifária para pneus da carga e resinas químicas, garantindo que a indústria nacional, reconhecida pela sustentabilidade e segurança na produção, não seja penalizada.

Ao todo foram 5 tipos de votos e todos foram deliberados e aprovados por unanimidade. Ao final da reunião, a Secretária Marcela propôs um calendário de reuniões ordinárias mensais do Gecex e mencionou a possibilidade da realização da primeira reunião do Conselho Estratégico no final de abril.

As resoluções relacionadas aos respectivos pontos de pauta devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU), até a próxima terça-feira (21/3).

Acesse aqui a íntegra dos itens que compuseram a pauta e as deliberações da reunião. 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Governo Federal

21/03/2023 às 13:53