São Paulo/ICMS - Eliminação da GIA ajuda profissionais da contabilidade a ganhar tempo e gera economia para as empresas

O processo de eliminação da Guia de Informação e Apuração (GIA) do ICMS, que vem sendo conduzido com excelência pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) desde abril deste ano, já vem trazendo bons resultados para os contribuintes e para os profissionais da contabilidade em todo o Estado.   

Mais de 106 mil empresas já deixaram de utilizar a GIA e estão entregando ao Fisco paulista apenas a Escrituração Fiscal Digital (EFD), arquivo digital com os livros fiscais e registros de apuração de ICMS referentes às operações.  

“Houve uma redução significativa de tempo despendido ao cumprimento de duas obrigações acessórias que demandavam informações em duplicidade, qual seja EFD Fiscal (ICMS/IPI) e a GIA", avalia Marcio Augusto Dias Longo, um dos associados do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcontsp). 

Para seu escritório de contabilidade que atende empresas importadoras e indústrias de argamassas para construção civil, ele estima em pelo menos uma hora de trabalho com conciliação e validação das informações para cada empresa obrigada ao cumprimento dessa obrigação. A economia de recursos foi estimada em R$ 400 por hora trabalhada em atendimento a essa obrigação.  

Outro profissional também avalia que a eliminação da GIA tem ajudado os profissionais da contabilidade a ganhar mais tempo e se dedicar mais a outros assuntos com seus clientes, e por outro lado, tem gerado economia às empresas. Wladimir Rodrigues, ligado ao Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (Sescon-SP), diz que a obrigação era redundante e já estava contida no SPED Fiscal, trazendo menos tempo de trabalho e consequentemente custos para empresa. Ele lembra que a GIA precisava gerar, validar, conferir com SPED Fiscal, transmitir, salvar recibo. “E a eliminação desses protocolos gerou uma economia de tempo de quase uma hora por empresa atendida pelo seu escritório, como indústrias, comércios varejistas e atividade e-Commerce. Com essa economia de tempo, os seus técnicos podem se dedicar aos trabalhos de consultoria e assessoria juntos aos clientes", explica. 

Para desburocratizar e simplificar as obrigações acessórias, a Sefaz-SP continua com o processo de eliminação gradual da GIA e com outras ferramentas para facilitar ainda mais a vida do contribuinte em todo o Estado de São Paulo. 

Fonte: SEFAZ/SP.

27/07/2023 às 20:14