Pré-lançamento da Plataforma Brasil Exportação (BRAEXP)

Foi realizado no dia 28 de setembro o pré-lançamento da Plataforma Brasil Exportação (BRAEXP) durante a reunião do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil. Trata-se de uma plataforma digital de serviços de comércio exterior destinada a conectar empresas brasileiras, especialmente micro, pequenas e médias empresas (MPMES), a fornecedores de serviços de exportação, como capacitação empresarial, inteligência comercial, promoção comercial, financiamento, seguros e garantias, logística, despacho e documentação aduaneiros.

A Plataforma é resultado de uma parceria entre os governos britânico e brasileiro, tendo sido concebida e desenvolvida no âmbito do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) foi o responsável pela coordenação da iniciativa pelo lado brasileiro.

Um dos serviços que será disponibilizado na BRAEXP é o Acesse o Mundo, serviço digital do governo federal que permite que qualquer empresa brasileira, principalmente de micro, pequeno e médio porte, de qualquer região ou setor, receba de forma gratuita e automatizada uma avaliação de maturidade exportadora e uma lista personalizada de ações para internacionalização com a identificação dos serviços de exportação que precisa consumir para acessar ou expandir suas vendas em mercados internacionais.

A plataforma idealizada pelo MDIC, foi desenvolvida e será operacionalizada pela ApexBrasil com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Governo Federal.

09/10/2023 às 11:48