Encontro Brasil-EUA debate soluções para avanço no comércio bilateral na segunda-feira (6)

Economia digital, desenvolvimento sustentável, boas práticas regulatórias, cadeias de suprimentos e acordos de comércio são alguns dos temas a serem debatidos nesta segunda-feira (6/11) durante a 21ª edição anual do MDIC-DoC, em Brasília. O MDIC-Doc é um mecanismo bilateral que desde 2006 reúne o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Departamento de Comércio (DoC) dos Estados Unidos para discutir e encaminhar soluções que promovam a facilitação e a segurança das trocas comerciais entre os dois países.

Nesta edição, os sete Grupos de Trabalho do mecanismo reúnem-se na parte da manhã na sede do MDIC, na Esplanada dos Ministérios. Na parte da tarde, haverá sessão empresarial, quando os GTs relatarão os status de suas discussões e colherão sugestões do setor privado.

O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participa da abertura da sessão empresarial, que acontecerá na sede da Câmara Americana de Comércio (Amcham, na siga em inglês). A abertura contará também com a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley; o CEO da Amcham, Abrão Neto; a diretora executiva Américas da US Chamber, Renata Vasconcellos; o presidente da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, José Serrador Neto; e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

MDIC-DoC

Desde sua criação, o MDIC-DoC discute e encaminha soluções para o comércio bilateral, tendo ajudado a construir acordos, convergências regulatórias e melhorias em propriedade intelectual, entre outros avanços.

Uma das ações originadas nos debates do mecanismo é o E-Phyto, um certificado fitossanitário eletrônico, para exportação de bens de origem vegetal, que deverá ser implementado no primeiro semestre do ano que vem.

O E-Phyto vai eliminar papeis físicos e será reconhecido e validado imediatamente pelo órgão receptor do certificado, beneficiando principalmente as empresas brasileiras que exportam frutas para os EUA.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex), em 2022, as exportações brasileiras para os Estados Unidos envolveram a emissão de aproximadamente 4.500 certificados fitossanitários. No mesmo ano, o Brasil exportou 135 mil toneladas de frutas para os EUA, num valor de US$ 165 milhões.

Programação

Das 9h30 às 12h – Sessão Plenária do MDIC-DoC e apresentação dos relatórios dos GTs, com falas de Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, e Marisa Lago, subsecretária para Comércio Internacional dos EUA. Local: MDIC

14h – ABERTURA da Sessão Empresarial Brasil-EUA, com pronunciamentos especiais do ministro Geraldo Alckmin e de Elizabeth Bagley, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil. Local: Amcham Brasília. Auditório - Edifício ION. Asa Norte.

14h45 – O BID E A AGENDA DE SUSTENTABILIDADE E DIVERSIFICAÇÃO DE CADEIAS: OPORTUNIDADES BRASIL-EUA. Com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

15h – Debriefing dos resultados do diálogo comercial, com Tatiana Prazeres e Marisa Lago.

16h – Mesa redonda sobre oportunidades bilaterais em cadeias de fornecedores, com representantes dos setores público e privado.

O evento será aberto à imprensa entre 14h e 16h. 

Jornalistas interessados devem se credenciar pelo e-mail [email protected], contendo: nome, cargo, veículo, e-mail/celular.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Governo Federal

06/11/2023 às 18:33