Alagoas/ICMS - Sefaz-AL participa de reunião nacional para definir estratégias de educação fiscal para 2024

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participou nos dias 21 e 22 da última semana de uma reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) relacionado à educação fiscal, o GT-66. O encontro ocorreu na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e reuniu representantes de 20 estados para discutir o planejamento estratégico de educação fiscal, estabelecendo diretrizes para o ano de 2024.

No encontro, os integrantes do GT-66 debateram a viabilidade de produtos que estão em fase de elaboração, alinharam a programação de futuros eventos e planejaram a implementação de ações inovadoras para o próximo ano.

“Buscamos constantemente ideias inovadoras para aprimorar a educação fiscal e, principalmente, para o ano de 2024. É fundamental trabalharmos em conjunto para atingir nossas metas. Devemos priorizar iniciativas inovadoras que impulsionem uma educação fiscal mais eficiente", ressaltou a chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros.

Durante a reunião, o grupo também dedicou um tempo para compartilhar experiências bem-sucedidas, destacando projetos como o Sapiência e Enrolado, cujo é um programa exemplar de Educação Fiscal do estado do Rio Grande do Sul (RS).

Na ocasião, o GT-66 desempenha o papel de definir, planejar, executar, acompanhar e avaliar as ações do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Na prática, o grupo funciona como integrador das experiências realizadas nas esferas federal, estadual e municipal.

O congresso de Educação Fiscal

Durante a semana, os membros do GT também estiveram no 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal, organizado pela Sefaz-RS, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

No decorrer do evento, o GT-66 coordenou um painel abordando temas como a transversalidade e estratégias de inserção curricular; relação institucional entre as secretarias da Fazenda e da Educação; educação fiscal nas redes sociais; e formações de disseminadores de educação fiscal. O evento também incluiu palestras internacionais, apresentações literárias e debates dedicados à educação fiscal.

Fonte: SEFAZ/AL.

28/11/2023 às 14:23