Últimas postagens
Uma ação da Secretaria Municipal da Fazenda na última quarta-feira, 9, resultou em retorno imediato para os cofres públicos de Porto Alegre. O envio de mensagens de texto a contribuintes com débitos em aberto gerou impacto financeiro expressivo e contribuiu para uma comunicação mais transparente entre o município e os cidadãos.
Segundo a superintendente da Receita Municipal, Sandra Quadrado, o objetivo principal da iniciativa foi informar e prevenir, antes de recorrer a medidas de cobrança mais rigorosas. “A proposta foi estabelecer uma comunicação direta e amigável com os contribuintes, alertando sobre a existência de débitos que, muitas vezes, eram desconhecidos pelos próprios proprietários. Isso evita surpresas desagradáveis, como protestos ou negativações”, afirmou.
Em apenas 48 horas após o disparo das mensagens, foram formalizados R$ 6 milhões em parcelamentos e arrecadados R$ 917 mil em pagamentos à vista — incluindo tanto a quitação integral quanto a primeira parcela de acordos firmados.
“Essa é uma medida preventiva, de caráter informativo, com foco na transparência e no respeito ao contribuinte, precedendo qualquer medida coercitiva de cobrança”, destaca o diretor de Arrecadação e Cobrança, Daniel Figueiredo.
O diretor explica ainda que muitos débitos são vinculados ao box do imóvel, já que muitos proprietários não sabem que se tratam de inscrições distintas e possuem guias diferentes de pagamento.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre.
Faça sua anotação de forma sucinta, com até 250 caracteres.