Sistema Fiep, por meio do CIN-PR, promove evento para impulsionar comércio exterior paranaense

A crise econômica nacional e as consequentes oscilações do mercado interno em todas as áreas de atividade reforçam a importância das exportações. Para discutir o cenário político e econômico internacional e seu reflexo nas exportações, o Sistema Fiep promove no dia 28 de novembro, no Campus da indústria, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), o V Seminário ‘O Comércio Exterior e a Indústria’. Gratuito e com vagas limitadas, celebra os 20 anos de atividade da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e terá como pauta a economia internacional, comércio exterior e competitividade industrial.

O seminário contará com a presença do Cônsul de Ciências e Tecnologia da China, Changlin Gao, que apresentará o cenário atual da ciência, tecnologia e inovação do país, além de possibilidades de cooperação e a nova Rota da Seda. Também está confirmada a participação da chefe de Investimento Estrangeiro para a América Latina e o Caribe do Consulado do Reino Unido, Luciana Ciubotariu, que falará sobre oportunidades e perspectivas para os dois países.

Negociações Internacionais de Serviços, Atuação e Fortalecimento da Indústria e Defesa Comercial e Apoio ao Exportador Brasileiro no Exterior serão assuntos abordados por especialistas do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços e da Unidade de Assuntos Internacionais da Confederação Nacional da Indústria.

“O seminário tem como objetivo trazer para a comunidade empresarial temas que estão impactando o setor. Para que, melhor embasada, a comunidade empresarial possa, de uma maneira mais assertiva, decidir a melhor estratégia de atuação frente ao mercado externo”, analisa Reinaldo Tockus, gerente executivo de assuntos internacionais do Sistema Fiep.

 De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nos dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em 2010 o Paraná contava com 1.935 empresas exportadoras. Em 2017, o número passou para 2.324, um crescimento de 20% nos últimos sete anos.  Segundo a Rede CIN, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos 20 anos, o número de empresas brasileiras negociando com mercados internacionais teve um crescimento de 20%.

Inscrições e informações podem ser obtidas pelo link https://bit.ly/2TustPl.

Fonte: http://agenciafiep.com.br

23/11/2018 às 09:49