Projeto de design para exportação seleciona empresas

São Paulo – Estão abertas até o dia 14 de dezembro as inscrições para empresas brasileiras interessadas em participar do Design Export, concurso pelo qual podem receber apoio técnico e financeiro para desenvolver o desenho e o visual de produtos e embalagens. O concurso é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD).

O edital vai selecionar 200 empresas brasileiras, das quais 100 do setor de alimentos e bebidas para o desenvolvimento de embalagens, e 100 de outros segmentos para desenvolvimento dos produtos e das embalagens. De acordo com a Apex, o objetivo é incentivar o uso do design pela indústria brasileira como ferramenta estratégica para aumentar e fortalecer as exportações.

Cada empresa escolhida terá um apoio de até R$ 18 mil para contratar um escritório de design cadastrado no programa e o acompanhamento de um consultor especializado em gestão na área. A metodologia usada é a Design na Prática, desenvolvida pelo CBD, que contempla a inserção do design nos negócios com ferramentas e etapas que minimizam riscos e potencializam resultados.

O programa foi criado em 2013 e desde então teve duas edições. De acordo com dados divulgados pela Apex, foram atendidas 300 empresas de 30 setores. Nas experiências anteriores, os mercados internacionais alvos das empresas foram bem diversificados, mas o Mercosul foi preferência da boa parte delas. Entre as selecionadas, 34% tiveram como foco a América Latina.

A iniciativa conecta empresários a profissionais de design para consultoria e capacitação, com apoio para criação de embalagens e produtos voltados ao mercado internacional. Além do atual, devem ser abertos mais dois editais de seleção até o final da edição do programa atual, previsto para o ano de 2020, segundo as informações da Apex.

Fonte: https://anba.com.br

06/12/2018 às 11:37