Comércio mundial vai crescer 10,4% este ano, diz Unctad

São Paulo – O comércio mundial de mercadorias pode chegar a US$ 19,6 trilhões este ano, um aumento de 10,4% sobre 2017, segundo estimativa do Manual de Estatísticas da Unctad, divulgado nesta quarta-feira (05) pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. No ano passado, o comércio global de bens já havia crescido 10% em relação a 2016, após dois anos de queda, de acordo com a organização.

A Unctad explica que entre os fatores que contribuíram para o crescimento do comércio em 2017 e 2018 estão o avanço da economia global, e o aumento de preços de commodities – principalmente combustíveis, minerais e metais. A instituição destaca que a aceleração do comércio se refletiu no aumento do transporte marítimo.

O aquecimento do comércio foi observado principalmente no primeiro semestre de 2018, pois no segundo teve início uma desaceleração. Esta redução no ritmo foi causada por um “esfriamento” da economia mundial e por medidas protecionistas adotadas por governos recentemente, especialmente Estados Unidos e China. A publicação anual elaborada pela Unctad está completando 50 anos.

Fonte: https://anba.com.br

06/12/2018 às 11:43